CURSOS TÉCNICOS
O que é um curso técnico?
É um curso de nível médio que tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Um de seus propósitos é o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no mercado.
Quem pode fazer?
O curso técnico é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental. Ele pode ser cursado junto com o ensino médio ou após ele. Para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio.
Quantos tipos de curso existem?
De acordo com levantamento do MEC, há 185 possibilidades de cursos técnicos, divididas em 12 eixos tecnológicos:
Ambiente, Saúde e Segurança
Apoio Educacional
Controle e Processos Industriais
Gestão e Negócios
Hospitalidade e Lazer
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
CURSOS TÉCNICOS


TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Colabora com a gestão escolar, atuando na organização de registros escolares, processos de matricula, transferência de estudantes e organização de turmas.
TÉCNICO EM SECRETARIADO
É o assessor, isto é, apoia os cargos da chefia como por exemplo o presidente, o diretor e gerentes de empresas ou organizações..
SECRETARIADO (EXECUTIVO)
Assessoria e consultoria Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Realiza o levantamento e interpretação de dados de controle ambiental, auditorias e elabora laudos. Desenvolve projetos para tratamento de efluentes e controle de resíduos, analisando amostras físico-químicas e microbiológicas. Elabora programas de educação ambiental na conservação e preservação dos recursos naturais.
TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
O Técnico em Segurança no Trabalho participa de projetos de educação do trabalhador, incluindo especialmente, os programas de prevenção de risco à segurança e saúde, controle de perdas humanas e perdas por danos à patrimônio e ao meio ambiente. Para atender às necessidades inerentes à sua função, o Técnico em Segurança no Trabalho deve mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo.