top of page

VESTIBULAR

VESTIBULAR

Exame vestibular (ou simplesmente vestibular) designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades brasileiras. Também designados de exames de acesso ao ensino superior em Portugal.

O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.  É o mais importante critério de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições públicas quanto privadas de ensino superior. Tem maior significado nas instituições públicas, que por sua gratuidade, são geralmente mais procuradas. Como não é caracterizado como concurso público, mesmo quem possui antecedentes criminais pode fazer e entrar para uma universidade.

Os exames vestibulares mais concorridos são normalmente aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas. Tais exames são aplicados por fundações ou comissões especialmente criadas para tal fim. Há também alguns vestibulares de instituições privadas bastante concorridos.

O vestibular atualmente é oferecido em todas as faculdades e  universidades autorizadas pelo MEC.

 

HISTÓRIA

Um sistema que antecedeu ao vestibular foi o Baccalauréat, criado na França. No caso do Brasil, o exame vestibular foi criado pela mesma lei que instaurou a Lei Rivadávia (Cury, 2009).

Ao contrário do vestibular — prestado para uma instituição de ensino e curso específicos — o Baccalauréat é um exame prestado por área de conhecimento que provê acesso a qualquer instituição de ensino superior na França.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADES PÚBLICAS

 

Os vestibulares para as universidades públicas no Brasil são os mais concorridos dentre aqueles aplicados no país, seja pela oportunidade única do estudo gratuito ou pela reputação de um ensino de qualidade de que gozam estas instituições em relação às privadas.

Sendo o número de vagas limitado nas universidades, estes vestibulares atingem um grau de concorrência elevado, representado pelo número elevado de candidatos por vaga. Essa grande concorrência, somada a elevada carga conteudística das provas, exige que jovens se preparem intensamente durante meses ou anos, tanto em termos acadêmicos quanto psicológicos.

 

Em 2009 o ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou a proposta de unificar o vestibular das universidades federais utilizando um novo modelo de prova para o Enem. O MEC argumenta que o vestibular tradicional desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um jovem que queira prestar medicina e tenha problemas financeiros, dificilmente poderá participar de processos seletivos de diferentes faculdades - e terá suas chances de aprovação diminuídas. Por outro lado, as federais localizadas em Estados menores ficam restritas aos candidatos de suas regiões.

 

UNIVERSIDADES PARTICULARES

Os vestibulares para as universidades particulares no Brasil são muitas vezes pré-conceituados. Principalmente pelo fato de apresentarem menor concorrência que as públicas. Porém, é notável uma evolução no nível das provas nos últimos anos.

 

ESTRUTURA DA PROVA

A estrutura das provas varia de acordo com a instituição responsável pela prova e algumas vezes uma mesma instituição utiliza diferentes métodos ao longo dos anos e dependendo do objetivo da prova.

Algumas instituições costumam dividir o exame em duas fases distintas:

 

Primeira fase: O candidato deve responder a questões de múltipla escolha, compreendendo as matérias Língua inglesa ou Língua Espanhola ou ainda Língua Francesa, Língua portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática e Química dependendo da instituição ter outras opções como Sociologia, Filosofia e até Artes.

Segunda fase (exige que o candidato tenha se classificado na primeira fase): O candidato deve responder a questões na forma escrita de acordo com a faculdade que ele deseja frequentar. Por exemplo, um candidato a Engenharia deve atender às provas de Língua portuguesa, Matemática, Física e Química.

Outras permitem que o candidato preste a prova via internet enquanto outras demandam uma maior vigilância sobre o candidato, tendo uma enorme estrutura para a execução da prova para milhares de candidatos em apenas um dia. Recentemente o governo brasileiro tomou medidas no tocante a incentivar que as notas do Exame nacional do ensino médio fossem levadas em consideração para a colocação do candidato nas provas vestibulares.

bottom of page